Empresário! Não Permita Que o Assédio Moral Afete Sua Receita

Empresário! Não Permita Que o Assédio Moral Afete Sua Receita

O título é extravagante e estranho, mas importante para chamar atenção das empresas de que permitir uma conduta assediadora junto a um de seus empregados ou grupo deles, é tão prejudicial à empresa quanto ao próprio funcionário assediado.
Não se trata apenas de estar o empregador, que permite ou se omite em relação a condutas assediadoras de seus prepostos, ter que pagar generosas indenizações em ações trabalhistas.
O assédio moral traz diversas consequências psíquicas, físicas e sociais no trabalhador ou grupo de trabalhadores assediados, que prejudicam o ambiente de trabalho como um todo.
O trabalhador assediado, como exemplo, fica mais propenso a ter ansiedade, irritação, alterações no sono, depressão, isolamento, estresse, dentre outros sintomas que prejudicam a boa execução de seu trabalho.
Tais sintomas, por consequência, causam problemas a empresa, que deixa de receber o melhor trabalho de um empregado, além de causar baixa produtividade, alta rotatividade de funcionários na função, perda de especialidade em um determinado setor, aumento de licenças médicas, aumento de absenteísmo (faltas) e de acidentes laborais.
Não deixe, portanto, que atitudes assediadoras ocorram na sua empresa.
Diversas atitudes podem ser tomadas no intuito de afastar a ocorrência de condutas de assédio:
1) Fiscalização crítica e cotidiana da conduta dos sócios, diretores, supervisores e prepostos em geral.
2) Criação e gestão de um código de ética organizacional, estabelecendo um sistema de identificação e solução de problemas.
3) Promoção de palestras, cursos e treinamentos sobre o assunto e modo de proceder em tais casos.
4) Incentivo a boas relações no ambiente de trabalho, com tolerância a diversidade de pensamentos.
5) Criação de canais de recebimento e protocolos de encaminhamento de denúncias, dentre outros.
Anote este recado e busque sempre a resolução de problemas. Havendo possibilidade, contrate um profissional de confiança para reconhecer falhas e pontos de instabilidade no seu negócio.